Um tema amargo, mas necessário. Em Meu coração e outros buracos negros, a estreante Jasmine Warga apresenta aos leitores um romance adolescente que aborda, de forma aberta, honesta e emocionante, o suicídio. Aysel, a protagonista, enfrenta problemas com a família e os colegas de escola, como tantos jovens por aí, e, aos 16 anos, planeja acabar com a própria vida. Mas quando ela conhece Roman num site de suicídio, em busca de um cúmplice que a ajude a planejar a própria morte, num pacto desesperado, a vida dos dois literalmente vira de cabeça para baixo. Aos poucos, Aysel percebe que seu coração ainda é capaz de bater alegremente. E ela precisará lutar por sua vida, pela vida de Roman e pelo amor que os une, antes que seja tarde.
Com uma escrita leve e envolvente, a autora consegue nos mostrar de uma forma emocionante e bastante honesta, a realidade e a luta diária de uma pessoa que sofre dessa doença.
Aysel se descreve por muitas vezes como uma pessoa vazia, onde seu coração se fechou em um grande buraco negro. No inicio, não é uma garota com personalidade definida e não se enxerga como uma pessoa merecedora de afeto e atenção por se ver e acreditar que seja uma doente psicopata em potencial, assim como seu pai. E apesar de compreender todas suas dores e pensamentos relacionados a si mesma, só fui me simpatizar realmente com ela, um pouco mais da metade do livro, quando pude ver quem era seu verdadeiro eu por baixo de todas suas camadas de escuridão interior.
‘’Passo muito tempo imaginando como seria morrer. Que barulho faz morrer. Se vou explodir como aquelas notas, soltar meus últimos gritos de dor e então ficar em silêncio para sempre.’’ Página 9
"Junto coragem e olho-o. Ele me dá um sorrisinho, e eu tenho certeza de que encontrei meu Parceiro de Suicídio. ’’ Página 59
Roman é um menino perturbado por um trágico acidente pelo qual se culpa diariamente e não se acha merecedor de sua vida. Não consigo dizer muito bem o que achei do Roman, pois como disse, não foi possível uma conexão e não houve uma grande construção de personagem em cima dele. Apesar de entender suas razões, ele me pareceu um garoto cético e um pouco ingrato em ralação à sua família. A autora não muito claro deixou claro como era sua real personalidade por baixo de toda a névoa depressiva que o rondava, o que também foi um ponto negativo. Entretanto, foi um personagem que me agradou em alguns pontos e momentos da história.
É um livro que me trouxe muitos momentos reflexivos e alguns grandes ensinamentos que com certeza carregarei comigo durante a vida. Acredito que se você tira algo de bom e bonito de uma leitura, ela com toda certeza deve ser recomendada à todos. Por isso que apesar de tudo, deixo claro que esse livro merece sim ser lido. De forma geral, é uma leitura válida e importante que merece ser reconhecida. Meu Coração e Outros Buracos Negros é uma obra-prima, um livro que todo mundo deveria ler. A capa é belíssima e traduz perfeitamente a ideia que o livro deseja transmitir. O contraste do fundo branco com as letras escuras, a cor preta representando a lesma preta (a depressão). Seria uma dicotomia entre a luz e a escuridão? O bem e o mal? A alegria a tristeza?
Aysel e Roman são adoráveis, mas os personagens secundários também merecem o destaque. A mãe de Roman, por exemplo, é uma fofa. Foi difícil não sentir ódio de Roman por causa do seu egoísmo. A coitada percebia que o filho não estava bem, mas estava sempre a postos, sempre carinhosa, solícita, preocupada com o comportamento apático do filho. Agora, não podemos dizer o mesmo da mãe de Aysel que não parecia se preocupar muito com a solidão da filha. Jasmine Warga fez disso um gancho muito importante para que pudéssemos reconhecer a diferença entre o posicionamento de ambas as famílias. A participação de Georgia, a meia-irmã de Aysel é de suma importância, assim como a de seu meio-irmão Mike, um garotinho de apenas 10 anos sensível e muito esperto.
Nota: 4/5 ♥
Compre aqui:
Beijos, JR.
Me acompanhe também nas redes sociais:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Estou feliz de te ver por aqui!