O Poço e o Pêndulo - Edgar Allan Poe

Poe é obrigatório em qualquer antologia do gênero TERROR, e constantemente citado como um nome importante das bases da literatura de língua inglesa. Mas Poe também é frequentemente aprisionado nos escaninhos de “autor maldito” e “escritor de nicho”. Neste sentido, a edição da DarkSide traz uma primeira contribuição para desprender Poe dessas órbitas e permiti-lo vagar pelo espaço, sem as amarras gravitacionais que insistem em apequená-lo. A tradutora Marcia Heloisa oferece uma lírica e contundente apresentação no início do livro, que não só explica a estrutura da obra, faz menções à biografia de Poe, mas também se preocupa em ampliar o papel dele na literatura para além dos sempre citados horror e gótico. A bela introdução reverencia o mestre, mas não se restringe a elogios e a convenientes clichês.

Os quinze contos de Poe são divididos em cinco partes: O Espectro da Morte, Narradores homicidas, Detetive Dupin, Mulheres Etéreas e Ímpeto Aventureiro. O panorama é abrangente e quase didático. Se o leitor não conhece o autor, tem nas mãos um útil curso introdutório. Se é um frequentador assíduo, poderá se deliciar com pérolas sangrentas como O coração Delator e O Baile da Morte Vermelha. Se é um especialista, terá matéria para discutir as razões que levaram ao resultado daquela coletânea em particular.

O livro traz ainda o prefácio do poeta Charles Baudelaire e o poema “O Corvo” na sua versão original, em inglês, e nas traduções para o português de Machado de Assis (1883) e Fernando Pessoa (1924). Enquanto isso, a DarkSide Books já começa a organizar Edgar Allan Poe: Medo Clássico – Volume 2. Futuramente, Mary Shelley, Bram Stoker e Lovecraft também farão parte desta coleção.

Segue a lista de contos presentes no livro (todos indispensáveis para o fã do horror):

O Poço e o Pêndulo
A Queda da Casa de Usher
O Baile da Morte Vermelha
O Gato Preto
O Barril de Amontillado
O Coração Delator
Os Assassinatos da Rua Morgue
O Mistério de Marie Rogêt
A Carta Roubada
Berenine
Ligeia
Eleonora
Manuscrito Encontrado numa Garrafa
O escaravelho de Ouro
Nunca Aposte sua Cabeça com o Diabo

O primeiro conto que irei comentar aqui é O Poço e o Pêndulo que tem como pano de fundo a Espanha medieval, e conta a história de um homem julgado pela inquisição e atirado para uma cela com características especiais. O Poço e o Pêndulo foi adaptado para cinema em 1961, realizado por Roger Corman protagonizado por Vincent Price e Barbara Steele.

A história aprofunda o medo humano muito básico da tortura e, devido ao período de tempo em que ocorre (a Inquisição espanhola), é também um medo da tortura devido à intolerância religiosa. Poe usa as características clássicas de seu estilo de gênero típico gótico, incluindo um local sombrio, uma ameaça iminente de violência, um personagem em tormentos físicos e psicológicos e um elemento aparentemente outro mundo encarregado da trama.

Esses elementos combinados com a realização dos personagens de sua destruição iminente por um pêndulo afiado ou por um abismo avernoso criam ainda outro mundo poético do desespero, do medo e um anseio de redenção. Poe explora vários temas em ao longo do caminho, incluindo medo, intolerância e injustiça, e o poder do desespero.


Beijos, JR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou feliz de te ver por aqui!

INSTAGRAM FEED

@jackeline.roque