Após a morte de Agatha Christie, seus leitores achavam que ficariam órfãos do grande detetive belga Hercule Poirot. Agatha Christie é a entrada de muita gente
na literatura policial.
Sophie Hannah pensava isso também. Mas, após virar escritora e ficar conhecida mundialmente, ela resolveu pedir à família de Agatha que ela pudesse escrever um novo romance para Poirot. Permissão concedida, hora de pôr a mão na massa e escrever o grandioso Os Crimes do Monograma.
A nova estória envolvendo Poirot se passa em Londres com o detetive já aposentado e morando numa pensão, onde ele tem um amigo da Scotland Yard, o sr. Catchpool, jovem em lidar com crimes misteriosos. Ao tomar conta do assassinato idêntico de três vítimas no Bloxham Hotel, Catchpool pede a ajuda de Poirot para entender porque as três vítimas foram dispostas da mesma forma - viradas de barriga para baixo e com as palmas das mãos viradas para cima.
Paralelamente, Poirot está tomando café quando encontra uma moça misteriosa, que diz estar desesperada e sendo perseguida. Ao mesmo tempo, ela crê merecer seu castigo - a morte. Conforme investigam, eles descobrem que a trama começa 15 anos atrás em uma cidade vizinha. Catchpool então descobre que a cidade ainda está em choque com a morte do reverendo local, Patrick Ive e sua esposa.
Por fim, temos a problemática resolução da trama. Como apontei anteriormente, a autora é honesta com o leitor e lhe dá as mesmas pistas dadas a Poirot. Antecipar a solução, no entanto, será quase impossível para qualquer um. Não se trata de complexidade – o que se tem em Os crimes do monograma é complicação. Uma quantidade muito grande de reviravoltas que, mesmo resultando em surpresas interessantes, não deixam de soar forçadas. Os detalhes são tantos que a explicação de Poirot toma nada menos que cinquenta páginas.
A trama e seu final estão longe de serem ruins, mas, novamente, o que os torna em certos aspectos difíceis de aceitar é o fato de aquele ser, supostamente, o universo de Agatha Christie – e dificilmente veríamos Agatha Christie se estendendo tanto ou dando tantas voltas para entregar uma resolução.
Nota: 3/5 ♥♥♥
Título: Os crimes do monograma
Autora: Sophie Hannah
Editora: Nova Fronteira
Páginas: 288
Ano: 2014
Este livro no Skoob
Beijos, JR.
Me acompanhe também nas redes sociais:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Estou feliz de te ver por aqui!