Resenha - Harry Potter e a Camara Secreta


Sinopse: “Depois de férias aborrecidas na casa dos tios trouxas, está na hora de Harry Potter voltar a estudar. Coisas acontecem, no entanto, para dificultar o regresso de Harry. Persistente e astuto, o herói não se deixa intimidar pelos obstáculos e, com a ajuda dos fiéis amigos Weasley, começa o ano letivo na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. As novidades não são poucas. Novos colegas, novos professores, muitas e boas descobertas e um grande e perigosos desafio. Alguém ou alguma coisa ameaça a segurança e a tranquilidade dos membros de Hogwarts.”



"São as nossas escolhas, Harry, que revelam o que realmente somos, muito mais do que as nossas qualidades."
- Alvo Dumbledore

O significado de Harry Potter para mim é imenso e difícil de colocar em palavras. Eu cresci com Harry Potter, então é imensamente especial pra mim. Comecei a ler essa série sem pretensões e me apaixonei perdidamente – virou um amor para a vida inteira. Harry, Rony e Mione foram meus melhores amigos; me levaram por mundos incríveis, aventuras fantásticas e experiências inesquecíveis. Como se isso não fosse o suficiente, ele ainda me apresentou para seus melhores amigos (e não estou falando apenas de Ron Weasley e Hermione Granger), mas sim de todos os seus amigos que o liam – como eu – e o acompanhavam em suas aventuras. Harry também me apresentou sonhos e me fez acreditar em mim mesma. Reler esses livros para escrever essas resenhas também é especial: me faz recordar tudo o que vivi e como Harry esteve presente em todos esses momentos.

Esse é um dos meus livros favoritos – talvez seja realmente meu favorito, mas todo mundo sabe o quanto é difícil eleger o mais querido dessa série. J.K. Rowling já disse que esse foi um dos livros que ela mais reescreveu, o que prova o quanto ele é complexo – apesar de não parecer.

A Câmara Secreta é a continuação de A Pedra Filosofal: Harry está novamente preso na Rua dos Alfeneiros com seus tios trouxas e horríveis, os Dursleys. A situação se torna insuportável quando o melhor amigo de Harry, Ron Weasley, aparece com um carro voador, juntamente com seus irmãos, para resgatá-lo. Nesse livro Harry continua sua constantes descobertas a respeito do mundo da magia: conhece lugares novos, como A Toca – a adorável casa dos Weasleys – e há também a apresentação de vários locais e pessoas que serão importantes nos próximos livros, como a menção à prisão dos bruxos, Azkaban, e a pessoas como Cornélio Fudge, o Ministro da Magia. Conhecemos o pai de Ron, Arthur Weasley, bem como o pai de Draco, Lucius Malfoy, ambos personagens importantíssimos em outros livros – mas que fazem também a diferença aqui. Mas acho que, em Câmara Secreta, são apresentados dois personagens muito especiais e importantíssimos na trama desse segundo livro: Ginny Weasley e Dobby, o elfo-doméstico.

Nesse segundo livro Harry, Rony e Hermione estão cursando o seu segundo ano na escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, quando um perigo passa a rondar a escola, colocando em risco, principalmente os alunos que não são de linhagem pura. Além do mistério que procura desvendar quem é o herdeiro de Slytherin capaz de reabrir a Câmara Secreta, e se de fato, isso não passa apenas de uma lenda, temos a oportunidade de nos aprofundar nas peculiaridades do mundo bruxo, a medida em que Harry vai se deparando com novos fatos. É nessa etapa da história que Harry descobre ser ofidioglota, nos é revelado mais informações sobre os fundadores das casas de Hogwarts, sem contar, que o passado de vários personagens também acabam vindo à tona.

Gosto bastante das partes iniciais da história quando Harry vai conhecer a Toca (postei no Twitter) e se admira com a convivência da família, afinal, ele nunca vivenciou o acolhimento de um verdadeiro lar, ainda mais se tratando de personagens tão peculiares como os Weasleys ♡

O que faz o livro ser realmente incrível é a quantidade de detalhes escritos pela J.K Rowling e que nos faz se sentir dentro da história e sentindo o mesmo que os personagens e nos deixa focados em descobrir o responsável por trás da Câmara Secreta.




E você, já leu?

Livro: Harry Potter e a câmara secreta
Título Original: Harry Potter and the Chamber of Secrets
Autora: J. K. Rowling
Editora: Rocco
Ano: 2000
Páginas: 252

Beijos, JR.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou feliz de te ver por aqui!

INSTAGRAM FEED

@jackeline.roque