Crítica: Jigoku Shoujo

Sinopse: “Em algum lugar no vasto mar da Internet, existe um site que só pode ser acessado ao badalar da meia-noite. Conhecido como Jigoku Tsushin, rumores indicam que se você postar qualquer ressentimento ou rancor lá, a Jigoku Shoujo aparece e arrasta qualquer pessoa que esteja lhe atormentando para as profundezas do inferno.”



Eu estou com uma lista de alguns animes para assistir, mas resolvi falar sobre um que me indicaram primeiro (um dos, já que não tinha definido ainda por onde começar): 地獄少女 (Jigoku Shoujo). Nomeado de Jigoku Shoujo, Hell Girl ou até mesmo "A Donzela do Inferno" traduzido para o português. E produzido pela Aniplex e Studio Deen, responsáveis pela criação de títulos famosos como Bleach, Fullmetal Alchemist e Kuroushitsuji.


Jigoku Shoujo é uma série de três temporadas, sendo a segunda Futakomori (Dois Cestos) e a terceira Mitsuganae (Três Caldeirões). Em cada episódio, Ai Enma e seus ajudantes ajudam pessoas a se livrarem de seus rancores, nos mais diferentes casos. A Donzela do Inferno é uma entidade espiritual existente no folclore japonês. Essa misteriosa entidade possui o poder de realizar qualquer vingança que seu invocador pedir, levando a alma do alvo a ser vingado para o inferno. Para ser capaz de invocar a Donzela do Inferno, a pessoa deve nutrir o verdadeiro ódio pelo humano que deseja se vingar e escrever o nome deste em uma mensagem direcionada à Donzela do Inferno através de um misterioso site na web que surge apenas à meia-noite.

Embora todos os episódios sigam um ritmo repetitivo de enredo até os clímax final de cada um, a obra alcançou notável sucesso perante o público, talvez pela presença hipnotizante de Enma Ai. O enredo dos capítulos começam de forma semelhante sempre. Uma pessoa aparentemente normal mas com forte desejo de vingança e ódio acessa o misterioso site Linha Direta Inferno e envia o nome da pessoa que odeia, recebendo em seguida o boneco de vodu e os conselhos de Enma Ai. 
Mas não pense que a pessoa que requisitou a vingança sairá impune. Enma deixa claro que quando uma pessoa condena alguém ao inferno, também será condenado ao mesmo destino quando morrer. Isso é irreversível, grafado com uma marca na pele. Só que nem mesmo isso é capaz de mudar a decisão das pessoas e a condenação é certa. A existência da Linha Direta Inferno desperta a curiosidade das pessoas e passa a ser a única solução para satisfazer os anseios das mesmas. Sejam adolescentes, adultos ou até mesmo crianças, qualquer um pode ser algoz ou vítima. Em cada capítulo presenciamos essas vinganças...em certos casos os motivos são tão banais que nem possuem razão e a pura maldade acarreta a isso.

A índole de cada pessoa que permeia a sociedade e a Linha Direta Inferno torna a vingança algo comum e banal, ao ponto de gerar uma histeria coletiva que absorve uma cidade inteira. Enma Ai nunca deixa de cumprir uma vingança, não importa se a vítima é culpada ou inocente, sem qualquer sentimento ou hesitação, no momento que a pessoa retira o laço do vodu, ela atravessará o rio Estige carregando a alma do julgado para o inferno. 
Na primeira temporada, em meio aos acontecimentos, vamos acompanhando a luta de um jovem jornalista e sua filha pequena para impedir que as vinganças sejam realizadas, na tentativa de indagar a existência desse sistema para a própria Donzela do Inferno. A conexão do jornalista e sua filha com o misterioso passado e a transformação de Enma Ai em Jigoku Shoujo só são revelados nos últimos capítulos dessa temporada.

Os pontos negativos de Jigoku Shoujo residem principalmente na repetição das falas em todos os capítulos (salvo exceções), Enma Ai sempre explica em detalhes as regras do contrato e isso após alguns capítulos chega a ser extenuante. E o mesmo vale para a referência sutilmente erótica de Yuzuki e Enma Ai. O ritual que Enma Ai faz antes de levar alguém ao inferno é interessante mas, assim como as demais cenas que se repetem em todos os capítulos, chega uma hora em que cansa por ser algo descartável. Mas, no geral, Jigoku Shoujo é uma série interessante, uma lenda urbana adaptada e moldada, que nos faz ponderar acerca do ódio que sentimos por alguém e as consequências da vingança. Pois, mesmo diante de tudo e acompanhando todos os casos não existe ninguém que tenha desistido de puxar o laço do vodu e mandar alguém para o inferno. Bem, houve apenas uma pessoa, mas é preciso assistir a série para descobrir. Embora tenha um enredo de suspense sobrenatural, Jigoku Shoujo destaca-se ao mostrar os sentimentos das pessoas que podem estar à nossa volta ou até em nós mesmos. Em vários casos, as pessoas que mandam a vingança, acabam por sentirem-se aliviadas e tornam-se capazes de viverem felizes. O ódio e o sentimento de vingança mostram-se algo naturalmente desenvolvido no ser humano, independentemente de quem seja ou o que aconteça. Afinal, é como a própria Enma Ai diz: "O verdadeiro inferno jaz dentro de cada um."



“Pobre sombra envolta em escuridão, tuas ações trazem dor e sofrimento à humanidade, tua alma vazia afoga-se nos teus pecados. Como desejas ver a morte?”
- Ai Enma

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou feliz de te ver por aqui!

INSTAGRAM FEED

@jackeline.roque