Dia do Orgulho Nerd

Hoje, dia 25 de maio, é o Dia do Orgulho Nerd! Desconhecida por muitos, a data comemora as obras do universo nerd.


A comemoração nasceu de uma homenagem ao lançamento de Star Wars: Episodia IV – Uma nova Esperança, em 1977. Depois a data foi oficializada pela primeira vez em 2007, na Espanha. Com o crescimento da globalização, o conceito se expandiu pelo mundo todo e pela internet.

Mas, o que impulsionou de verdade foi quando as comemorações chegaram aos Estados Unidos, a partir se tornou parte da cultura pop e é lembrada todos os anos pelos amantes deste universo.

Dia da Toalha
Conhecido também como “Dia da Toalha”, o nome vem de uma referência pouco conhecida. Com o falecimento do escritor da O Guia do Mochileiro das Galáxias, Douglas Adams, a data começou a ser chamada de Dia da Toalha em referência a uma das frases utilizadas nos livros:

“NEVER GO ANYWHERE WITHOUT YOUR TOWEL”

Que significa “nunca vá a lugar nenhum sem a sua toalha”. Interessante, não?

A toalha, conforme escreve Adams, “é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar”. Ela é um item indispensável de sobrevivência, porque além de cuidar da higiene, ela pode ser usada para funções distintas, como “combate corpo a corpo”, “proteger-se de emanações tóxicas” e “em situações de emergência para pedir socorro”.

Segundo O Guia do Mochileiro das Galáxias:
  • A toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido a seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla;
  • Pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos;
  • Você pode dormir debaixo dela sob as estrelas que brilham avermelhadas no mundo desértico de Kakrafoon;
  • Pode usá-la como vela para descer numa minijangada as águas lentas e pesadas do rio Moth;
  • Pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em um combate corpo a corpo;
  • Enrolá-la em torno da cabeça para proteger-se de emanações tóxicas ou para evitar o olhar da Terrível Besta Voraz de Traal (um animal estonteantemente burro, que acha que, se você não pode vê-lo, ele também não pode ver você -estúpido feito uma anta, mas muito, muito voraz);
  • Você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro;
  • E naturalmente pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoavelmente limpa.

Mas o mais importante é o imenso valor psicológico da toalha. Por algum motivo, quando um estrito (isto é, um não-mochileiro) descobre que um mochileiro tem uma toalha, ele automaticamente conclui que ele tem também escova de dentes, esponja, sabonete, lata de biscoitos, garrafinha de aguardente, bússola, mapa, barbante, repelente, capa de chuva, traje espacial, etc, etc.

Apesar de ser dedicado a essas obras incríveis do mundo nerd, esta data é muito mais do que isso. Devemos celebrar todos os segmentos deste universo maravilhoso do qual fazemos parte, correto? Seja ele, série, filme, animação ou game é dia de comemorar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou feliz de te ver por aqui!

INSTAGRAM FEED

@jackeline.roque