Resenha: Ed & Lorraine Warren - Demonologistas

Um dos lançamentos recentes da editora DarkSide, ''Ed & Lorraine Warren: Demonologistas'' Ă© um livro brilhante que veio para desmistificar as dĂºvidas em relaĂ§Ă£o ao sobrenatural e tambĂ©m para dar tapas na cara das pessoas que se recusam a aceitar e enxergar que o mal existe e se manifesta de diversas formas.

As pessoas tĂªm sido metodicamente ensinadas a nĂ£o acreditar em fantasmas, espĂ­ritos e forças sobrenaturais porque se supõe que essas coisas sejam ‘irracionais’. Na minha opiniĂ£o, fechar a mente ao conhecimento que Ă© irracional.


NĂ£o Ă© de hoje que os fĂ£s do terror conhecem Ed Warren e sua esposa, Lorraine. O casal foi retratado em filmes de grande sucesso, como InvocaĂ§Ă£o do Mal, Annabelle e Horror em Amityville. Mas basta folhear as pĂ¡ginas de Ed & Lorraine Warren: Demonologistas para constatar que, muitas vezes, a vida pode ser bem mais assustadora que o cinema. No livro, Gerald Brittle desvenda alguns dos principais casos reais vividos pelos Warren. Ed e Lorraine permitiram ao autor acesso exclusivo aos seus arquivos sobrenaturais, que incluem relatos extraordinĂ¡rios de poltergeists, casas mal-assombradas e possessões demonĂ­acas. O resultado Ă© um livro rico em detalhes como nenhum outro.

Justamente por esse motivo, ainda que vez ou outra soe repetitivo, nota-se um tom mais parecido com o de livros acadĂªmicos em certos momentos, ecoando, um pouco, o tom da metodologia cientĂ­fica. E Ă© aĂ­ que reside um dos grandes trunfos do livro de Brittle, ele transparece seriedade. Embora vocĂª provavelmente vĂ¡ dormir com medo, a obra nĂ£o Ă© arranjada para transformar essa biografia em um romance de terror; nem os fatos sĂ£o jogados na sua cara como se os Warren fossem herĂ³is enfrentando um mundo perverso e demonĂ­aco que quer desacreditĂ¡-los. 
O autor Ă© respeitoso ao organizar o livro de forma a apresentar o material cedido pelo casal da melhor e mais embasada forma possĂ­vel antes de colocĂ¡-lo na mĂ£o do leitor para que esse decida o que farĂ¡ com aquilo que leu, rearranjando-o de acordo com suas crenças pessoais e sua visĂ£o de mundo. Como me considero uma pessoa bastante medrosa quando o assunto Ă© qualquer tipo de atividade preternatural ou sobrenatural, essa foi uma leitura que eu enrolei bastante para fazer, ainda que a curiosidade tenha vencido no final. Ao contrĂ¡rio do que imaginava, nĂ£o me assustei, porĂ©m realmente me senti desconfortĂ¡vel em alguns momentos ou me pegava lembrando alguns trechos antes de dormir. Ou seja, nĂ£o Ă© nada muito pesado, mas que dificilmente indicaria para quem Ă© muito sensĂ­vel em relaĂ§Ă£o ao tema.

Ao longo dos capĂ­tulos, Ă  medida que vamos nos aventurando por alguns casos selecionados por Gerald Brittle, como o da boneca Annabelle que se movia sozinha, que machucou os envolvidos e que atualmente fica no museu do oculto dos Warren em Connecticut – que, em primeiro lugar, foi retratada no filme de terror InvocaĂ§Ă£o do Mal e depois ganhou um filme prĂ³prio homĂ´nimo –, da garota que brinca com a tĂ¡bua de Ouija, do poltergeist de Enfield – caso que inspirou o filme InvocaĂ§Ă£o do Mal 2 – e outros em que famĂ­lias se veem ameaçadas por forças malignas e, muitas vezes, acabaram deixando este mal entrar por meio de conjurações.
Gerald Brittle conseguiu contar a histĂ³ria de Ed e Lorraine Warren, suas experiĂªncias e visões sobre os fenĂ´menos sobrenaturais, ele conseguiu fazer muito bem e me deixou com mais vontade ainda de visitar o Museu do Oculto e de aventurar por outros casos investigados pelos Warren – lembrando que existem outros livros sobre o casal. Um livro para quem sabe que independente de acreditar ou nĂ£o, hĂ¡ fenĂ´menos que fogem ao nosso controle. 
Ed e Lorraine Warren passaram por experiĂªncias sobrenaturais na infĂ¢ncia, em Connecticut. Tornaram-se namorados na Ă©poca do colĂ©gio. No seu aniversĂ¡rio de 17 anos, Ed foi recrutado pela Marinha dos Estados Unidos para servir na Segunda Guerra Mundial. Alguns meses depois, seu navio afundou no AtlĂ¢ntico Norte e ele foi um dos poucos sobreviventes. Logo apĂ³s, Ed e Lorraine casaram-se e tiveram uma filha.
Em 1952, Ed e Lorraine fundaram a Sociedade da Nova Inglaterra para Pesquisas PsĂ­quicas, o mais antigo grupo de caça-fantasmas da regiĂ£o. De Amityville a TĂ³quio, eles se envolveram em milhares de investigações e exorcismos autorizados pela Igreja em todo o planeta. Dedicaram suas vidas e talentos extraordinĂ¡rios para ensinar os outros e combater as forças demonĂ­acas onde quer que fossem chamados. Ed Warren falaceu em 2006.

Compre aqui:


A DarkSide® Books compartilhou em seu site o Ă¡udio original do caso do Poltergeist de Enfield junto a uma playlist especial do livro para vocĂª ouvir durante a madrugada se tiver coragem.

E vocĂª, jĂ¡ leu Ed e Lorraine Warren: Demonologistas? 

Beijos, JR.

Nenhum comentĂ¡rio:

Postar um comentĂ¡rio

Estou feliz de te ver por aqui!

INSTAGRAM FEED

@jackeline.roque