Depois de finalizar a trilogia do Lar da Sra. Peregrine para Criança Peculiares, um dos sentimentos para aqueles que se apaixonaram pela série é saudade, tivemos apreços por vários personagens, suas peculiaridades, dificuldades e lutas para sobreviver nesse universo. Além dessas pessoas, também existem no mundo, algumas pessoas que ainda não entraram no Universo Peculiar, por medo de se envolver com a história, ou se de decepcionar.
E para esses dois problemas, existe solução: o livro Contos Peculiares, uma spin-off da Trilogia dos Peculiares, sendo um compilado de contos, desse universo, reescrito por um dos personagens mais inteligentes do Lar da Sra. Peregrine. Millard, o garoto invisÃvel.
Contos Peculiares (Tale of the Peculiar)
Livro Spin-off do "Lar da Sra. Peregrine para Crianças Peculiares"
Autor: Ransom Riggs
Editora: Editora Intrinseca
Ano: 2016
Sinopse: O livro dentro dos livros, Contos peculiares é a coletânea de contos e fábulas citada ao longo da série O lar da srta. Peregrine para crianças peculiares — o livro com as histórias que os jovens peculiares escutam sua protetora contar e recontar.
Um menino que vira gafanhoto e foge com um grupo de gansos; uma princesa com lÃngua de cobra à procura de um prÃncipe com quem se casar; canibais ricos que comem braços e pernas de peculiares que têm o dom de se regenerar são alguns dos personagens dessas narrativas que há séculos povoam o imaginário dos peculiares, oferecendo não apenas valiosas lições, mas também pistas para informações secretas, como a localização exata de certas fendas temporais, por exemplo. Compilado por Millard Nullings, o menino invisÃvel acolhido no lar da srta. Peregrine, o livro inclui surpreendentes comentários e notas, além de um desfecho alternativo para a tocante história do gigante Cuthbert, já conhecida dos leitores da série.
O livro publicado depois do final da trilogia do "Lar da Sra. Peregrine ...", na verdade vai evocar lendas desse universo, anterior aos acontecimentos da vida de Jacob e seus amigos. Inclusive, algumas dessas histórias já foram contadas em "Cidade dos Etéreos", segundo livro da série. Os contos, são carregados de morais, para que nós passamos fazer reflexões e aplicar em nossas vidas.
Pra entender a premissa da obra, devemos compreender o livro como o próprio Contos Peculiares, que é mencionado em várias passagens da trilogia. Não apenas um spinoff, com este trabalho Riggs vai além e traz respostas para alguns mistérios de origem da mitologia da série como, por exemplo, o surgimento da primeira Ymbryne.
O que muito me impressionou foi a habilidade de em poucas páginas construir personagens tão interessantes quanto ambivalentes. Embora faça uma ponte com o esquema dos famigerados contos de fadas de nossa realidade, a fórmula não é previsÃvel. A princesa da lÃngua bifurcada é um exemplo. Sendo um dos primeiros contos da coletânea, você pode se impressionar com o comportamento de alguns personagens qual conhecerá no decorrer da narrativa.
Como todas as edições da trilogia do "Lar da Sra, Peregrine ..." essa também não ficou a desejar, para mim, é o livro mais bonito da série. A capa é dura e possui ilustrações que se cruzam e remoram a história do interior da obra. Além da contra capa, com a cor ouro, dando um ar refinado ao titulo. E a cada inicio de conto, existe uma ilustração belÃssima, que é difÃcil não ama-la.
Por fim, posso afirmar que não é uma leitura desperdiçada e puramente caça-nÃquel. Agrega e muito ao universo introduzido nos livros e só veio a somar. Fico no aguardo da nova série, seja para confirmar o talento do autor ou me decepcionar, pra ontem!
Minha nota pra ele é 5 e entrou para a lista dos favoritos! Por ser um livro que saiu de um livro, é normal que seja curto e um tanto independente dos demais, mas é uma forma digna de manter os fãs com conteúdos alternativos. Em cada conto, as lições serão de muito valor.
Beijos, JR.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Estou feliz de te ver por aqui!