Resenha: Escuridão Total sem Estrelas - Stephen King

Sempre fui uma grande fã de livros e filmes de terror ou suspense, incluindo Stephen King. ♥

Escuridão total sem estrelas da Editora Suma é um livro de contos de Stephen King, com uma bela edição – capa preta e borda das páginas também preta -, o título é cativante e garante bons momentos de leitura, com uma coletânea de contos recomendadíssima de Stephen King.

1922  
O primeiro, ‘1922’, ocupa quase metade do livro é um relato surreal de um assassinato em um ambiente rural isolado, no qual o agricultor Wilfred nos dá um exemplo de como certos caminhos podem nos levar ao fundo do poço. Literalmente. Esse conto foi o meu segundo favorito, o autor conseguiu me transportar para o ano de 1922 e para a mente Wilfred. O conto me prendeu completamente, não consegui parar de ler até descobrir como Wilfred conseguiu se livrar do assassinato, tudo que aconteceu após o crime. Esse conto inclusive viu uma adaptação da Netflix.


Gigante do Volante
É também um conto mais extenso e envolve estupro, violência, vingança e loucura. O melhor, na minha opinião. O filme é igualmente apavorante. As cenas são fortes e profundas. Impossível não se colocar no lugar de Tess e torcer por sua vingança. As falas são, em alguns momentos, idênticas ao conto, mas em outros, até melhores e com mais efeito.

[...] Quantos "eus" desconhecidos uma pessoa poderia ter, escondidos lá no fundo? Tess começava a achar que o número podia ser infinito. - Pág. 234


Extensão Justa
Streeter tem câncer e irá morrer em breve. Um dia passando em uma extensão de avenida ele encontra uma barraca de venda que não parece ter nada à venda. Ele se aproxima do homem que diz vender extensões. Oferece a Streeter uma “extensão de vida” e tudo que ele precisa fazer é dizer o nome da pessoa que ele mais odeia.

Esse é o conto mais curto do livro e um dos mais interessantes pela questão de bem e mal. Quem venceu? Foi realmente uma Extensão Justa?

Um Bom Casamento
Darcy é casada com Bob há 27 anos. Ela sabe que não conhece tudo do marido, mas pensa que conhece o suficiente. Isso muda quando descobre documentos de mulheres mortas em um esconderijo do marido.

Um conto bem interessante que nos faz pensar se realmente conhecemos as pessoas que amamos. É claro que é muito difícil de seu marido/esposa ser um assassino (será?), mas todos temos segredos que preferimos não revelar nem pela pessoa mais íntima.

Assisti a adaptação antes de ver o conto e achei que foi um bom filme. Pegou os acontecimentos principais e principalmente a tensão presente no conto. Deixo o trailer e a indicação do filme.


Um detalhe que para mim tornou o livro ainda mais interessante é o posfácio escrito pelo autor. Em poucas páginas, King comenta sua inspiração para cada conto, o que tinha em mente, o que procurava explorar com cada história e que elemento acionou a sua criatividade naquele rumo. Mas não vá direto ao posfácio antes de ler os contos, ou vai estragar tudo.

E você, já leu? Comente suas impressões sobre mais essa obra do mestre do horror.

Livro: Escuridão Total Sem Estrelas
Autor: Stephen King
Editora: Suma de Letras
Ano: 2014
Páginas: 149 a 264 (393)
Onde comprar: Amazon | Saraiva | Submarino
Skoob

N O T A 5/5 ♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou feliz de te ver por aqui!

INSTAGRAM FEED

@jackeline.roque